Carro elétrico.


Veículo elétrico recebe energia pelos pneus

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/12/2012
Veículo elétrico recebe energia pelos pneus
Parado, apenas para demonstração, o mecanismo alimenta continuamente uma lâmpada de 100 Watts. [Imagem: Toyohashi University/Takashi Ohira]
Eletricidade sem fios
Engenheiros japoneses idealizaram uma nova forma de manter carregadas asbaterias dos veículos elétricos.
Já existem várias propostas de mecanismos pararecarregar os carros elétricos em movimento, usando eletricidade sem fios.
Por exemplo, estradas magnéticas poderiam fornecer energia para o veículo, ou para recarregar suas baterias, usando bobinas instaladas na parte inferior do carro.
Takashi Ohira e seus colegas da Universidade Toyohashi tiveram uma ideia ainda melhor e mais barata, que praticamente não exigirá nenhuma modificação no carro.
Energia pelos pneus
Ohira demonstrou que é possível transferir a energia elétrica para os carros remotamente, sem fios, aproveitando o aço usado no interior dos pneus.
Devido ao seu formato, o aço presente no interior dos pneus já é naturalmente uma bobina, pronta para capturar a eletricidade disponibilizada por eletrodos instalados sob o asfalto.
Como os fios de aço estão eletricamente isolados pela borracha do pneu, os pesquisadores usaram uma corrente de alta frequência, capaz de cobrir com segurança e confiabilidade a distância entre os eletrodos e a bobina.
Autonomia dos carros elétricos
Os pesquisadores testaram seu conceito usando um modelo de carro elétrico, em escala 1/32.
O carro circulou perfeitamente, com uma eficiência de penetração da eletricidade sem fios de 75% a 52 MHz.
"Se o esquema for aplicado na prática, nós acreditamos que ele permitirá um tremendo aumento na autonomia dos carros elétricos," disse Ohira.
No futuro, quando avenidas e rodovias estiverem preparadas para fornecer eletricidade para os veículos elétricos em movimento, esses veículos poderão usar um número muito menor de baterias, já que elas serão necessárias apenas nas vias locais, onde não houver suprimento de eletricidade sem fios.



SP: Cidade conta com dez táxis elétricos

Projeto de transporte alternativo entra em segunda fase. Nissan contribui com mais oito carros para o programa

14/12/2012 - Redação / Fonte: iCarros
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Frota de táxis de propulsão alternativa em São Paulo já conta com dez Nissan Leaf e 20 Toyota Prius
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  • Frota de táxis de propulsão alternativa em São Paulo já conta com dez Nissan Leaf e 20 Toyota Prius
  • Frota de táxis de propulsão alternativa em São Paulo já conta com dez Nissan Leaf e 20 Toyota Prius Nissan Leaf é um táxi para se ligar na tomada Recarga leva oito horas, mas os taxistas poderão fazer a recarga em meia hora nas concessionárias Nissan Após rodar 10.000 km, cada táxi gastou em média R$ 537, ou 320% a menos que um carro a gasolina Sem motor a combustão, Leaf não tem escape nem polui Nisan Leaf

Em junho, a prefeitura de São Paulo (SP) apresentou um projeto para integrar veículos com propulsão alternativa na frota de táxis da cidade. Na primeira fase, dois Nissan Leaf, elétricos, rodaram até novembro cerca de 10.000 km cada, transportando 2.400 passageiros no período, incluído o iCarros, em jornadas de seis horas de segunda à sexta-feira.
Entrando agora em sua segunda fase, o projeto recebeu da Nissan mais oito unidades do Leaf, totalizando dez táxis elétricos circulando pela capital paulista. Além deles, dezoito unidades do híbrido Toyota Prius também passaram a circular no dia 11/12. Os modelos da Nissan agora poderão usufruir também de carregadores rápidos instalados nas concessionárias da marca nos bairros da Lapa, Tatuapé, Vila Guilherme, Vila Olímpia e Vila Prudente, onde uma carga completa leva apenas 30 minutos, contra oito horas de uma tomada convencional.
No total, os dois táxis elétricos da prizmeira fase do projeto tiveram um gasto médio de R$ 537 com as recargas de baterias entre junho e novembro. Com gasolina, o gasto seria de R$ 2.291,66, enquanto abastecer com etanol teria custado R$ 2.125.


Britânicos conseguem combustível a partir de ar e água








06/12/2012
gaspump 620x411 Britânicos conseguem combustível a partir de ar e água
A pequena empresa britânica Air Fuel Synthesis desenvolveu um novo método para a geração de combustível líquido através de ar e água. O processo consiste em extrair dióxido de carbono do ar e hidrogênio do vapor d’água, combinando assim os dois elementos em uma câmara de alta temperatura.
O resultado é metanol, que pode ser processado para uso em veículos automotores. O processo já era estudado na Alemanha e Japão, mas a Air Fuel Synthesis saiu na frente. O anúncio da descoberta chamou a atenção da imprensa britânica e de especialistas da área. No entanto, o processo ainda está em fase experimental.
Desde Agosto, a empresa produzir 5 litros de metanol pelo processo. No entanto, agora ela parte para uma instalação maior a fim de produzir uma tonelada de combustível por dia a partir de 2014. Mais adiante, a Air Fuel Synthesis quer construir uma refinaria para produzir o combustível em escala comercial. O projeto deve ser concluído em até 15 anos.
No entanto, alguns especialistas dizem que o processo atual demanda muita energia elétrica, que poderia ser utilizada em meios de transporte alternativos, como carros  e motos elétricas, por exemplo.
A criadora do processo diz que terá muito trabalho para tornar a operação viável economicamente. Outros dizem que a iniciativa é válida porque o combustível gerado não exigirá investimentos nos sistemas de transporte atuais e nem mudanças na estrutura.
[Fonte: BBC]
Agradecimentos ao Ricardo Gomes de Lima pela dica.

Chegou a vez do Brasil fabricar um carro elétrico?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/08/2012
Chegou a vez do Brasil fabricar um carro elétrico?
O "Seed Green City Car" deverá ter uma autonomia de 100 km. [Imagem: Vez do Brasil]
Bem na hora
Infelizmente, nenhuma delas é nacional.
Mas será que chegou a vez do Brasil produzir um carro não apenas brasileiro, mas também elétrico?
Esta é a proposta de uma empresa que parece ter escolhido caprichosamente seu nome: VEZ do Brasil.
A empresa emergente está procurando investidores para colocar em prática o projeto de um carro 100% elétrico.
Elétricos e híbridos
Hoje, apenas China, Japão, Índia e Itália produzem um automóvel 100% elétrico a custos razoáveis.
A proposta de um carro 100% elétrico se diferencia de um automóvel híbrido, que combina um motor de combustão interna com um gerador, um conjunto de baterias e um ou mais motores elétricos.
Já os carros puramente elétricos não possuem um motor a combustão e são integralmente movidos à energia elétrica, geralmente fornecida por baterias ou porcélulas a combustível.
Chegou a vez do Brasil fabricar um carro elétrico?
A plataforma Seed será usada para fabricar diversos modelos de veículos superleves. [Imagem: Vez do Brasil]
Semente de carro elétrico
A ideia da VEZ do Brasil é fabricar uma plataforma, chamada SEED, de propulsão totalmente elétrica, para a construção de diversos modelos de veículos de pequeno porte.
No momento, a empresa está negociando a última fatia de 25% de participação societária, para início da fabricação e comercialização dos carros modelos SEED-City Car e SEED-Utilitários.
Segundo a empresa, a proposta é que o primeiro modelo seja lançado oficialmente até o final deste ano.
A linha SEED terá velocidade máxima de 120 km/h e autonomia de 100 km, o que é pouco mesmo para a tecnologia atual das baterias e para veículos de uso tipicamente urbano.
Veículos elétricos nacionais
O Brasil já fabricou dois modelos de carros elétricos totalmente nacionais, em 1974 e em 1981, feitos pela extinta Gurgel.
Há cerca de dois anos, o empresário Eike Batista anunciou a criação da FBX, umafábrica nacional de carros elétricos, com planos de iniciar suas operações em 2014.
Está em andamento também a construção de uma fábrica de motos e bicicletas elétricas, no estado do Rio de Janeiro.

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